Ensinamento para toda a vida
Sabe quem consegue está proeza?
A aula de música é a resposta, e tem mais: ele ainda reclama quando acaba!
Cenas como estas são comuns nas aulas de musicalização, onde crianças descobrem um novo mundo. Para muitos pais a musicalização infantil pode parecer apenas entretenimento. Mas, na verdade, ela é uma sólida ferramenta para a formação de um ser humano mais sensível, com maior raciocínio, auto-estima e segurança para enfrentar os obstáculos da vida.
Em outros tempos, ter aulas de música era quase sinônimo de trauma para a criança. A maneira rígida de ensinar prevalecia. Os primeiros passos no piano, um dos instrumentos preferidos pelos pais, poderiam ser desastrosos, se o professor fosse muito exigente. Um grande erro daquela época. que ainda hoje é cometido. é querer que a criança domine o código musical, reconheça as notas e as escreva, para depois começar a ter contato com os sons. Nós, primeiro aprendemos a falar e só depois aprendemos a escrever. Com a música é a mesma coisa. Primeiro, precisamos escutá-la e só depois é que passamos para a escrita.
Mesmo respeitando a individualidade, o professor não pode esquecer da importância das aulas em grupo e da experiência de tocar em conjunto. Em grupo, a criança reconhece limites e descobre o instrumento que melhor se adapta a ela.
A idade ideal para o início da musicalização também é variável, mas o indicado é que as aulas sejam ministradas o mais cedo possível. A musicalização pode começar antes do primeiro ano. Nessa idade, a criança pode ter audições e ser estimulada por acompanhamentos rítmicos e cânticos, além de se trabalhar habilidade motora.
O compromisso do professor é formar ouvidos sensíveis e indivíduos mais responsáveis que, através da música, conduzam melhor sua vida própria. Ter um bom mestre, alguém em quem nos espelhamos, é como encontrar o instrumento ideal, aquele que será nosso companheiro no universo da música. Ambos, o bom ensinamento e o instrumento escolhido, são para durar a vida inteira. O ato de formar indivíduos é sagrado.
A criança logo percebe quando há incoerência entre o que o professor fala e o que faz. O bom mestre tem uma postura que cativa, pois ele respira a arte de ensinar e tem muito forte consigo a consciência da importância de seu papel.
Os instrumentos de percussão - tambores, xilofone, metalofone - são os mais utilizados, mas uma corneta pode ser muito atrativa para as crianças.
Aconselhamos os pais que só comprem um instrumento para os filhos após a criança ter explorado várias possibilidades e ter se decidido por um deles.
A pessoa que passa por uma iniciação musical é mais concentrada e tem raciocínio mais rápido. O processo também auxilia no equilíbrio emocional. O convívio com ritmo e sons favorece ainda o aprendizado de línguas estrangeiras, que exigem rápida “adaptação do ouvido” a impactos sonoros diferentes.
A música cria uma auto-estima na criança, ela fica feliz. É uma experiência fascinante observar o rosto de um aluno quando ele consegue tirar seu próprio som.
A aula de música é a resposta, e tem mais: ele ainda reclama quando acaba!
Cenas como estas são comuns nas aulas de musicalização, onde crianças descobrem um novo mundo. Para muitos pais a musicalização infantil pode parecer apenas entretenimento. Mas, na verdade, ela é uma sólida ferramenta para a formação de um ser humano mais sensível, com maior raciocínio, auto-estima e segurança para enfrentar os obstáculos da vida.
Em outros tempos, ter aulas de música era quase sinônimo de trauma para a criança. A maneira rígida de ensinar prevalecia. Os primeiros passos no piano, um dos instrumentos preferidos pelos pais, poderiam ser desastrosos, se o professor fosse muito exigente. Um grande erro daquela época. que ainda hoje é cometido. é querer que a criança domine o código musical, reconheça as notas e as escreva, para depois começar a ter contato com os sons. Nós, primeiro aprendemos a falar e só depois aprendemos a escrever. Com a música é a mesma coisa. Primeiro, precisamos escutá-la e só depois é que passamos para a escrita.
Limites
A criança não precisa ficar presa em uma carteira aprendendo teoria, mas isso não significa que o ensino de música deva se transformar numa simples recreação. Para efeito de aprendizado, o tempo é ainda mais precioso quando se tem cinco anos. Por isso, não devemos limitar a iniciação musical à improvisação, ao oba-oba. A criança não precisa disso, ela naturalmente já se sente à vontade para explorar novos sons. O professor deve ter em mente as decisões mais adequadas e encontrar o equilíbrio no aprendizado, sempre visualizando o potencial de cada aluno. Cada criança é um caso particular.Mesmo respeitando a individualidade, o professor não pode esquecer da importância das aulas em grupo e da experiência de tocar em conjunto. Em grupo, a criança reconhece limites e descobre o instrumento que melhor se adapta a ela.
A idade ideal para o início da musicalização também é variável, mas o indicado é que as aulas sejam ministradas o mais cedo possível. A musicalização pode começar antes do primeiro ano. Nessa idade, a criança pode ter audições e ser estimulada por acompanhamentos rítmicos e cânticos, além de se trabalhar habilidade motora.
Professores
A motivação dos alunos precisa ser constante. O professor tem que ter muito dinamismo e sensibilidade para lidar com as crianças e contagiá-las. Por isso, o músico que quer se dedicar ao ensino precisa avaliar se está preparado para a função. Antes de colocar uma porta na porta de casa e começar a receber os primeiros alunos.O compromisso do professor é formar ouvidos sensíveis e indivíduos mais responsáveis que, através da música, conduzam melhor sua vida própria. Ter um bom mestre, alguém em quem nos espelhamos, é como encontrar o instrumento ideal, aquele que será nosso companheiro no universo da música. Ambos, o bom ensinamento e o instrumento escolhido, são para durar a vida inteira. O ato de formar indivíduos é sagrado.
A criança logo percebe quando há incoerência entre o que o professor fala e o que faz. O bom mestre tem uma postura que cativa, pois ele respira a arte de ensinar e tem muito forte consigo a consciência da importância de seu papel.
Os instrumentos de percussão - tambores, xilofone, metalofone - são os mais utilizados, mas uma corneta pode ser muito atrativa para as crianças.
Aconselhamos os pais que só comprem um instrumento para os filhos após a criança ter explorado várias possibilidades e ter se decidido por um deles.
A pessoa que passa por uma iniciação musical é mais concentrada e tem raciocínio mais rápido. O processo também auxilia no equilíbrio emocional. O convívio com ritmo e sons favorece ainda o aprendizado de línguas estrangeiras, que exigem rápida “adaptação do ouvido” a impactos sonoros diferentes.
A música cria uma auto-estima na criança, ela fica feliz. É uma experiência fascinante observar o rosto de um aluno quando ele consegue tirar seu próprio som.