Mesmo sem obrigatoriedade, iniciação musical ganha espaço nas escolas
Fora do currículo oficial brasileiro há muitos anos, a música está reconquistando seu espaço dentro das escolas particulares e municipais de 1º e 2º graus. Isto está ocorrendo devido aos novos “Parâmetros Curriculares Nacionais”, estabelecidos pelo Ministério da Cultura, que incentivam os estabelecimentos de ensino a incluírem a musicalização em suas salas de aula.
A importância da música no desenvolvimento intelectual e emocional da criança e do adolescente foi percebido em Sertãozinho antes destes novos parâmetros curriculares, através da Musical.
A Musical desenvolve estes projetos em escolas municipais e particulares da cidade desde 1994. As crianças começam a ser apresentadas ao universo da música a partir dos anos. Nessa fase, o trabalho procura despertar a atenção da criança para as músicas existentes no dia-a-dia.
Segundo Eliana Girotto de Aquino, idealizadora do projeto na Musical, “Oferecemos subsídios para que as crianças conheçam todos os instrumentos existentes e os sons do cotidiano, como o de casa, da rua, dos pássaros etc.. Já os alunos com mais de sete anos recebem elementos teóricos e práticos, aprimoram o ouvido e a percepção, aprendendo a reconhecer as famílias dos instrumentos, estilos musicais, compositores e partituras”, completa Eliana.
Ao ser incentivada por esse processo na infância, a criança sente-se incentivada a iniciar o estudo mais aprofundado de instrumentos. Dessa forma, a prática do ensino musical nas escolas acaba abrindo um novo mercado de trabalho para o músico. Porém, para lecionar em escolas é necessário formação em música com licenciatura e bacharelado, segundo as normas do ministério da educação.
A movimentação em torno do ensino da música na escola vem ganhando incentivadores e adeptos. Várias cidades da região se mostram interessadas e elogiam o trabalho feito em nossa cidade.
A importância da música no desenvolvimento intelectual e emocional da criança e do adolescente foi percebido em Sertãozinho antes destes novos parâmetros curriculares, através da Musical.
A Musical desenvolve estes projetos em escolas municipais e particulares da cidade desde 1994. As crianças começam a ser apresentadas ao universo da música a partir dos anos. Nessa fase, o trabalho procura despertar a atenção da criança para as músicas existentes no dia-a-dia.
Segundo Eliana Girotto de Aquino, idealizadora do projeto na Musical, “Oferecemos subsídios para que as crianças conheçam todos os instrumentos existentes e os sons do cotidiano, como o de casa, da rua, dos pássaros etc.. Já os alunos com mais de sete anos recebem elementos teóricos e práticos, aprimoram o ouvido e a percepção, aprendendo a reconhecer as famílias dos instrumentos, estilos musicais, compositores e partituras”, completa Eliana.
Ao ser incentivada por esse processo na infância, a criança sente-se incentivada a iniciar o estudo mais aprofundado de instrumentos. Dessa forma, a prática do ensino musical nas escolas acaba abrindo um novo mercado de trabalho para o músico. Porém, para lecionar em escolas é necessário formação em música com licenciatura e bacharelado, segundo as normas do ministério da educação.
A movimentação em torno do ensino da música na escola vem ganhando incentivadores e adeptos. Várias cidades da região se mostram interessadas e elogiam o trabalho feito em nossa cidade.